top of page

SEARCH BY TAGS: 

POSTS RECENTES:

FOLLOW ME:

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

Eu assisti: A garota Dinamarquesa

  • Talita Facchini
  • 9 de jan. de 2016
  • 2 min de leitura

Vou começar falando que o filme é bom e vale a pena ser assistido! Tive essa certeza desde quando vi o primeiro trailer, e depois de assistir, vi que não estava errada.

A garota Dinamarquesa é baseada no livro de David Ebershoff e conta a história real do primeiro homem a realizar a cirurgia de mudança de sexo. Einar Wegener era um pintor renomado, casado e que viveu em Copenhagen na década de 1920.


Einar era casado com Gerda, também pintora, ela foi a primeira pessoa a ver feminilidade no marido e pediu, numa brincadeira, que ele se vestisse com roupas de mulher para que ela pudesse terminar um quadro, pois sua modelo tinha faltado, e é ai que Einar começa a despertar seu alter ego, Lili.

Melhor que a história em si, que contém vários momentos profundos, só mesmo as atuações de Eddie Redmayne e Alicia Vikander, ambos indicados ao Oscar nas categorias de melhor ator e atriz de drama.


É incrivel ver toda a entrega de Eddie nesse papel, o andar, a voz, os movimentos das mãos e cabeça, o sorriso.. tudo foi muito bem estudado e faz as pessoas entenderem que realmente, Einar nasceu no corpo errado e que se sentia desconfortável e fora de si até despertar Lili, é um trabalho muito muito bem feito!! (Acho muito que Eddie vai ganhar o Oscar de novo, mesmo querendo que Leonardo di Caprio finalmente tenha sua vez! hahah)

Na esquerda, Lili na vida real e na direita, Eddie como Lili


Já Alicia está maravilhosa em seu papel, uma mulher forte, com ideias fortes e que não deixou seu marido sozinho até o último minuto, mesmo sendo extremamente difícil vê-lo se transformar em outra pessoa. Só que, na vida reaaal, a esposa de Einar pediu o divórcio assim que soube que o marido queria mudar de sexo, mas vamos lembrar que o filme é só baseaaado nos fatos e fica mais bonito pra história um casal apaixonado até o fim né.


Gerda procura seu lugar no mundo das artes e só encontra espaço quando as obras em que retrata seu marido como Lili ganham a atenção do público, então ela consegue seu reconhecimento profissional, mas perde de vez o marido (que a essa altura já descobriu ser Lili) e a chance de conseguir constituir uma família. ): Confesso que em algumas partes do filme fiquei com um pouco de raiva de Lili e com dó de Gerda, porque realmente.. não deve ter sido nada fácil para ela também né..


Em uma época em que ninguém sabia ao certo o que era ser trangênero e que qualquer "sintoma" já era motivo para internação em manicômios, Lili Elber abriu as portas para vários outros trangêneros, se tornando um ícone para eles e fez com que váarias outras pessoas no mundo inteiro abrissem os olhos para essas pessoas.


O filme vale muito a pena! e não é a toa que ganhou algumas indicações ao Oscar, a fotografia está linda, o figurino, os atores.. é uma história bonita e que merecia ser contada de uma maneira tão suave e marcante. Assistam! Nota.. 7,5.

Comments


© 2023 by Closet Confidential. Proudly created with Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page